Você sabe, tão bem quanto eu, que a religião não nos levou a um lugar de paz e justiça. Muito pelo contrário, até. Ela fez com que muitos de nós ficássemos "desigrejados", como dizem por aí.
O resultado é que agora, entre nós, podemos encontrar, no mínimo, cinco perfis de pessoas que tiveram experiências frustrantes com a religião ou com a igreja.
Veja se você não se encaixa em um destes grupos:
- Os desiludidos, que tentaram viver sua fé de forma sincera, mas não encontraram um ambiente seguro na igreja para isso.
- Os desmotivados, que não viram nenhuma motivação verdadeira nas igrejas, além de um "agendismo" quase insano e sem propósito.
- Os desorientados, que agora não sabem para aonde ir, porque meio que perderam o rumo ou que nunca tiveram um mesmo.
- Os desencorajados, que experimentaram críticas pelas suas ideias diferentes e seus questionamentos legítimos acerca da bíblia, por exemplo.
- Os deslocados, que vivenciaram frustrações devido a suas opções pessoais, e perceberam que na igreja não há espaço de comunhão para eles.
Por isso, temos a compreensão de que o Reino de Deus é menos um lugar e mais uma vivência.
O que isso quer dizer?
Isso quer dizer que o Reino de Deus se constituí a partir de pessoas que experimentam Deus, de alguma forma, no seu dia a dia. O Reino de Deus é uma vivência de valores e princípios que orientam nossa ação na sociedade.
Pense em como Jesus se manteve distante da religião de forma consciente e consistente. Ele teve uma nova e profunda experiência com Deus, que permitiu a ele viver o Reino de Deus em sua vida.
Ao seu redor, Jesus percebeu como a religião e sua exigências se tornaram um peso insuportável para a maioria das pessoas.
Por isso, ele compartilhou com muita gente as experiências que ele teve com Deus. Além disso, ele convidou muitas pessoas cansadas e que foram sobrecarregadas para uma caminhada ao seu lado.
Assim, Jesus faz um convite muito especial para toda gente, inclusive para você , que está sem religião e sem igreja. Para todos nós que estamos, em certa medida, desiludidos, desmotivados, desorientados, desencorajados ou deslocados.
Vem e ocupa o teu lugar no Reino de Deus.